segunda-feira, 23 de março de 2009

DECEPCIONADO



Segunda-feira, 23 de março de 2009
04h00 da madrugada
Hoje levantei decepcionado
Quase não levantei
Não queria levantar
Não queria sorrir
Não queria andar
O corpo estava pesado
Corpo saudável, alma aflita
Uma dor forte no peito
Os músculos contraídos pelo tufão da ansiedade
Forte dor de cabeça e preocupações mil
Não consegui escovar os dentes
Nem sequer lavei o rosto
Não tive vontade de pentear o cabelo
Não tomei café da manhã
Não consegui ler a Bíblia
Não consegui orar
Às 04h30 tentei ler um trecho de "Emílio ou Da educação" de Jean-Jacques Rousseau, mas não consegui
A única frase que li do livro foi: "No caminho das falsas idéias que se têm, quanto mais se anda, mais se fica perdido"
Mas, Rousseau estava errado ao dizer esta frase,
Não tenho condições nem sequer de se perder, pois não estou conseguindo andar
Estou em pé olhando as paredes brancas da minha casa
Olhando, olhando
Andando pra lá e pra cá procurando amigos
Procurando remédios que curem a minha decepção
Disseram que eu não posso decepcionar-me, pois sou pastor
Pergunto: "Sou humano pastor, pastor humano ou anjo?"
Sou humano demasiadamente humano
Humano que se decepciona
Será que estou decepcionado ou deprimido?
Serão os dois ao mesmo tempo?
Espero que seja apenas decepção
Imagino que seja decepção
Mas, decepcionado com o quê?
Decepcionado com os amigos
Decepcionado com as injustiças sociais
Decepcionado com a adoração hodierna
Decepcionado com os arrogantes
Decepcionado com os egoístas
Decepcionado com os fundamentalistas
Decepcionado com os pastores que distorcem a Bíblia
Decepcionado com os avarentos
Decepcionado com aqueles que massacram os pobres
Decepcionado com a falta de amor
Decepcionado com as pregações ufanistas
Decepcionado com a igreja brasileira
Decepcionado com o mundo
Decepcionado, decepcionado
Decepcionado comigo mesmo (lágrimas estão rolando dos meus olhos)
Oh, Deus! Enxuga essas lágrimas que estão caindo no teclado do computador
Oh, Deus! Não me deixe olhar para trás
Não me deixe esmorecer
Não me deixe vacilar
Não me deixe cair
Não lhe peço que cure a minha decepção
Sei que sempre ficarei decepcionado, pois sou humano
Mas, uma coisa lhe peço:
"Cuida de mim! Que mesmo fraco eu seja forte".

Josadaque Martins Silva




4 comentários:

  1. Oi Pastor...
    É realmente um poema ou tmbém um dilema?
    Estamos aqui para ajudar seja o que for, pois sabemos que Pastor sente também dor!

    Beijo
    Flá e André

    ResponderExcluir
  2. Ahh entendi Pastor....

    Deus te abençoe grandemente tá

    Flá..
    Obrigada pelo comentário em meu bloguinho.

    ResponderExcluir
  3. to me sentindo assim também estou procurando respostas ...
    obrigada pela coragem de escrever o que sente!

    ResponderExcluir
  4. Adriana, houve essa fase em que me decepcionei e tentei desistir de tudo, porém houve uma pessoa que sempre me orientou a não desistir nunca: Jesus. Ele é o amigo sempre presente, inclusive quando as lágrimas parecem não cessar. Adriana, essa fase da sua vida vai passar. Conte com nossas orações. Um abraço.

    ResponderExcluir